Notícias e Eventos

artigo NIT Escola do Saber

40% dos portugueses não acabou o secundário. A Escola do Saber quer mudar isso!

“Terminar o 12.º ano ou tirar um curso profissional certificado pode ser mais fácil do que imagina. E vai transformar a sua vida.

Há cada vez mais portugueses a concluir o ensino superior e, no geral, o nível de escolaridade tem vindo a aumentar. Em 2022, Portugal atingiu o máximo de 61,2 por cento da população ativa com o ensino secundário concluído, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Ainda assim, esta formação académica pode não ser suficiente para ter sucesso profissional. Nesse mesmo ano, apenas 44 por cento dos portugueses havia concluído o ensino superior. E, embora seja nos mais velhos que se nota mais esta estatística, a verdade é que há formas de qualificar a população sem a necessidade de ir para a faculdade.

Na Escola do Saber, a oferta formativa pretende dar aos formandos capacidades em áreas específicas para ingressarem no mercado de trabalho. Os formandos são dotados com valências direcionadas para diferentes áreas profissionais, além de promover a formação contínua.

No caso dos cursos Formação = Profissão, é possível inscrever-se para áreas como auxiliar de saúde e geriatria, ação educativa, clínica dentária e veterinária, mas também para assistente de contabilidade, administração e recursos humanos e várias vertentes de massagem, marketing, design e multimédia.”

(Excerto do artigo original publicado no site da NIT) Artigo completo aqui.