A Resiliência Profissional é o segredo para o sucesso?
- Outubro 26, 2023
- Publicado por: ConteudoDigital
- Categoria: Blog
“Não desistas dos teus sonhos” – esta é talvez uma das frases mais ditas no mercado de trabalho. E, porque é tão importante não desistir dos sonhos? Como podes desenvolver a Resiliência Profissional e melhorar esta competência para alcançar o sucesso profissional? Vamos explicar tudo no nosso artigo!
A Resiliência Profissional é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. Esta habilidade não nasce connosco, muito pelo contrário, é algo que pode e deve ser desenvolvida diariamente, perante as adversidades da nossa vida pessoal e profissional.
Fala-se muito da necessidade de sermos resilientes, perante situações desafiadoras. Mas, afinal, o que é ser resiliente?
Segundo o dicionário Priberam ser resiliente significa “que tem a capacidade de recuperar após um revés ou de superar situações de crise, adversidade ou infortúnio”.
Como é que o conceito de resiliência se aplica ao contexto profissional?
Na vida profissional, ser resiliente significa conseguir voltar ao estado “normal” apesar das tensões, da pressão e das dificuldades que enfrentas profissionalmente.
A resiliência no ambiente de trabalho é importante para que consigas continuar a ser produtivo, mesmo nos momentos mais complicados, para que consigas resolver problemas e encontrar soluções. Por isso, esta é uma competência importante para não deixar as emoções falarem mais alto do que o profissionalismo.
Ao desenvolvermos a Resiliência Profissional, conseguimos ultrapassar com mais facilidade situações de crise, e ultrapassar com mais facilidade as adversidades.
Como desenvolver a Resiliência Profissional?
Ninguém desenvolve resiliência profissional de um minuto para o outro. No entanto, iremos apresentar alguns passos que podem contribuir para melhorar a capacidade de desenvolver Resiliência Profissional. Estás curioso?
- Conhecer-te a ti mesmo e saber gerir as emoções. Saber o que motivo e quando irás explodir, poderá ajudar bastante a controlar situações de crise.
- Ter empatia. Quando tens a capacidade de te colocar no lugar do outro, as relações em geral ficam mais fáceis, incluindo no trabalho.
- Desenvolver a capacidade de te adaptares às mudanças. Por vezes, elas são inevitáveis e porque não, olhar para o lado positivo dessas mudanças, e aceitá-las?
- Saber receber críticas. As críticas podem ser construtivas e ajudar-nos a melhorar as nossas competências.
- Cultivar boas relações no trabalho aumenta a motivação, melhora o espírito de equipa, a disposição para o trabalho e acima de tudo, melhora o ambiente de trabalho.
O caminho para alcançar o sucesso profissional é, muitas vezes, longo e complexo. Ainda assim, uma coisa temos a certeza, ao desenvolver a tua Resiliência Profissional, terás um caminho mais fácil até ao sucesso!
Estás preparado para lutar pelos teus sonhos e, alcançar o teu sucesso?
Estamos contigo!
Na Escola do Saber temos uma equipa sempre disponível para te esclarecer de todas as tuas questões. Contacta-nos pelos os diversos canais: https://escoladosaber.pt/contactos/.